A filosofia de investimentos de Lírio Parisotto

Lírio Parisotto
Lírio Parisotto
O investidor gaúcho Lírio Parisotto destaca-se como uma das figuras de maior expressão na categoria de investidores pessoa física da B3, além de figurar entre os homens mais ricos do mundo, conforme reconhecido pela revista Forbes.

Parisotto conquistou um patrimônio significativo no mercado acionário por meio de investimentos voltados para o longo prazo, baseados em uma análise fundamentalista criteriosa. Ele atribui grande importância aos dividendos distribuídos pelas empresas como a principal fonte de ganho, expressando sua convicção ao afirmar: "O segredo do mundo é viver de dividendos. A valorização é apenas um benefício adicional." Além disso, Lírio Parisotto adota estratégias como o aluguel de ações em carteira e o lançamento de opções com mínima chance de exercício, visando potencializar seus ganhos no mercado financeiro.

Confira algumas de suas dicas:

1 – Mantenha distância de IPOs

Sempre que uma empresa decide fazer a oferta inicial de ações, é o investidor quem paga a conta. Em primeiro lugar, essas empresas chegam caras ao mercado. Na prática, é o investidor que arca com os custos do road show, as altas comissões dos bancos de investimentos e todo o material publicitário.

2 – Não diversifique demais

Compre no máximo uma nova ação por mês e não tenha mais de 12 ou 13 papéis em carteira. É impossível acompanhar de perto muitas empresas. O investidor deve se concentrar naquelas empresas e setores que conhece bem e segue de perto.

3 – Seja sócio de empresas com vantagens competitivas

É muito importante comprar ações que atuam em mercados sem muitos concorrentes. A lógica é de que eu morro e a empresa fica.

4 – Fique longe de empresas com sede em países exóticos

Já é muito difícil entender a confusa legislação brasileira, que vive mudando. Imagine se o analista tiver de compreender também as leis de outro país.

5 – Não invista em empresas que dão prejuízo

Esse pode parecer um conselho óbvio, mas tem muita gente que não o segue. As pessoas querem ficar ricas rapidamente e compram uma empresa em dificuldades na expectativa de que ela vá se recuperar. Isso às vezes acontece, mas é difícil.

6 – Liquidez é fundamental
Mesmo sendo investimento para longo prazo sempre é bom ter a porta aberta para entrar ou sair de um investimento quando bem entender.

7 – Procure ações boas e baratas
É necessário aliar as duas coisas para que valha a pena comprar uma ação.

8 – Nunca dê ouvidos aos espíritos santos de orelha


Não ouça dicas quentes sobre ações. O importante é estudar e fazer suas próprias análises antes de investir em uma empresa.

9 – Controle o medo na queda e a ganância na alta
Qualquer um fica inseguro quando surge uma enxurrada de más notícias e a bolsa começa a cair. Mas o que diferencia um investidor sênior de um júnior é a sua capacidade de manter os nervos sob controle quando o mercado todo está apanhando. Quando a bolsa está em alta, também é preciso saber que uma árvore não cresce acima do céu. É preciso saber vender quando o objetivo estiver cumprido.

10 – Aposte em um azarão
Essa é uma forma de se desafiar e conseguir um retorno diferenciado. Encontre uma empresa em que ninguém acredita, mas que tenha um excelente potencial, e invista em suas ações.

Fonte: Exame.com

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.