Entenda a diferença entre Ações de Crescimento (Growth) e de Valor (Value)

Ações de Crescimento (Growth) e de Valor (Value)
No universo do investimento na bolsa de valores, a escolha entre ações de crescimento (growth) e ações de valor (value) é uma decisão crucial que molda a estratégia de investidores e gestores de carteira. Essas duas abordagens oferecem perspectivas distintas sobre como avaliar e selecionar ativos no mercado de ações. Este artigo destaca de maneira resumida as diferenças fundamentais entre ações de crescimento e ações de valor, explorando as características únicas de cada estratégia e fornecendo dicas úteis para ajudar investidores a tomar decisões inteligentes na bolsa de valores.

Como veremos abaixo, a diferença entre investir em ações de crescimento (growth) e ações de valor (value) está relacionada à abordagem de investimento e às características das empresas escolhidas.

1. Ações de Crescimento (Growth):
  • Características: Ações de crescimento destacam-se pela expectativa de valorização significativa, impulsionadas pelas perspectivas de crescimento acelerado de receitas e lucros das empresas emissoras. Elas podem não pagar dividendos, pois essas empresas preferem reinvestir os lucros para estimular ainda mais o crescimento.

  • Critérios de Seleção: Investidores de ações de crescimento procuram empresas com alto potencial de crescimento futuro, muitas vezes avaliadas com base em métricas como crescimento de receita, margens de lucro e inovação.

  • Riscos: Os riscos de investir em ações de crescimento incluem volatilidade elevada devido às expectativas de crescimento rápido, maior sensibilidade a mudanças nas condições econômicas e a possibilidade de correções de mercado impactarem de maneira extremamente negativa essas ações, especialmente se as expectativas de crescimento não forem atendidas.

2. Ações de Valor (Value):
  • Características: Empresas de valor possuem uma trajetória mais estável, por já serem grandes e consolidadas, e muitas vezes pagam dividendos consistentes. Frequentemente podem estar subvalorizadas em relação ao seu valor intrínseco, por motivos que afetam o mercado em um momento específico.

  • Critérios de Seleção: Investidores de valor procuram empresas cujas ações são consideradas subvalorizadas em relação a métricas fundamentais, como preço/lucro (P/L), preço/valor patrimonial (P/VPA), dividend yield, entre outras.

  • Riscos: Embora as ações de valor possam ser vistas como barganhas, existe a possibilidade de ocorrer erro de avaliação do valor intrínseco por parte do investidor. A consequência disso seria a ação não valorizar, valorizar menos que o pretendido, ou até desvalorizar. Também existe o risco de demorar muito mais tempo que o previsto até que o mercado reconheça o verdadeiro valor de uma ação.

Qual escolher?

Muitos investidores adotam uma abordagem de portfólio equilibrado, incorporando tanto ações de crescimento quanto de valor para diversificar riscos. A escolha entre growth e value depende dos objetivos do investidor, do apetite ao risco e da visão sobre o ambiente de mercado.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.