Como já comentamos no artigo “Quem foi Benjamin Graham?” o Valor Íntrinseco é o valor justo esperado, calculado através de análise profunda da empresa e seu mercado de atuação. Vale lembrar que encontrar o valor justo é algo que depende do ponto de vista de cada investidor. E há várias maneiras de analisar o valor justo, seja analisando os resultados recentes ou tentando projetar o futuro da empresa.
Um investidor seguidor do Value Investing vai procurar sempre ações que não estão refletindo seus fundamentos de longo prazo. Afinal, a movimentação dos preços depende de vários fatores e nada impede que a cotação de uma excelente empresa caia no curto prazo. Esta é a hora que os investidores Value Investing “dão o bote”. O investidor adepto do Value Investing sabe que no longo prazo a tendência é que os preços se ajustem.
Por último, cabe salientar que embora no Value Investing o investidor encare a compra como um investimento de longo prazo, a ação só é mantida em carteira enquanto ela continuar com bons fundamentos. Em caso de deterioração dos fundamentos, o melhor a fazer é “partir para outra”.