Oligopólio: Entenda o significado e a dinâmica do mercado dominado por poucos

Oligopólio
Poucas empresas (pouca concorrência) e muita demanda. Esta é a descrição em poucas palavras do que é Oligopólio. Saber o significado pode ser muito importante na hora de investir em ações, pois empresas altamente lucrativas, com boa margem de lucro, costumam fazer parte de setores oligopolistas.

No Oligopólio as empresas “seguem as outras” devido à baixa concorrência e justamente por isso acabam sendo muito parecidas entre si em vários aspectos, não só no preço, mas também na política de produção e qualidade dos produtos ou serviços. Ou seja, os consumidores acabam optando pela sua experiência pessoal com cada empresa.

O Oligopólio não é um Monopólio, onde apenas uma empresa manda no setor e regulamenta os preços à vontade. Mas é caracterizado pela pouquíssima concorrência, comunicação entre as empresas e dificuldade de entrada de novas empresas no mercado. Por isso, empresas de setores oligopolistas também praticam preços altos, o que é ruim para os consumidores. Por outro lado, o alto lucro que estas empresas normalmente apresentam é extremamente interessante no ponto de vista dos investidores. Exemplos de Oligopólio no Brasil: setor automotivo e o bancário e os mercados de cigarros e cerveja.

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