Interpretando os Sinais de Topos e Fundos para Tomar Decisões de Negociação

Topos e fundos são formados pela exaustão ou pela quebra da força dominante, ou seja, são movimentos que dependem da força da pressão de compra e da força da pressão de venda (do desequilíbrio entre elas). Confira abaixo três formas comuns de ocorrer a formação de um fundo ou um topo.

Exaustão lenta 

Esse tipo de topo ou fundo ocorre, como o próprio nome diz, de forma lenta. Isso torna o movimento um pouco mais “arredondado” e é possível ver uma diminuição da pressão a favor do movimento antes da reversão.

Topos e Fundos, exaustão lenta - Análise Técnica

Exaustão rápida  

Movimento de formação de topo ou fundo que ocorre de forma muito rápida. Caracterizado por um aumento na força a favor do movimento, para logo em seguida cessar completamente a pressão que sustentava o movimento. A cotação imediatamente reverte.

Topos e Fundos, exaustão rápida - Análise Técnica

Quebra do movimento 

Caracterizado pela pressão a favor do movimento, sendo que do nada aparece uma pressão contrária ainda mais forte que essa, que antes era dominante, e faz o preço reverter rapidamente.

Topos e Fundos, quebra do movimento - Análise Técnica

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.