George Soros, um dos maiores investidores do mundo

George Soros
Considerado um dos maiores investidores do mercado financeiro, o bilionário George Soros nasceu dia 12 de agosto de 1930 na capital da Hungria, Budapeste. Em 1947, quando as tropas nazistas ocuparam Budapeste, Soros emigrou para Londres na Inglaterra. Lá ele estudou economia e filosofia na London School do Economics. Soros criou a teoria da reflexividade, baseado nos seus estudos e ensinamentos de Karl Popper, filósofo professor da universidade.  Soros aprimorou sua visão sobre o mercado financeiro com essa teoria, que basicamente diz que momentos de desequilíbrios no mercado financeiro são amplificados pelo sentimento, em relação ao próprio momento, das pessoas que negociam.

Ainda em Londres, George Soros passou a trabalhar em um banco de investimentos. Em 1956, foi para Nova York nos Estados Unidos, passou a atuar diretamente no mercado financeiro e conseguiu juntar uma boa quantia de dinheiro. Em 1970 ele criou o Soros Fund Management, um fundo de hedge que posteriormente teve o nome modificado para fundo Quantum. Apenas como curiosidade, ações de empresas brasileiras já fizeram parte da carteira do fundo, é o caso, por exemplo, da Petrobras, Vale, Santander, Net e Bradesco. Esse fundo de investimento ganhou fama devido ao alto retorno obtido através de investimentos de risco elevado.

Em 1992, Soros ganhou notoriedade e passou a ser chamado de “o homem que quebrou o banco da Inglaterra”. Ele entrou vendido com U$ 10 bilhões em libras esterlinas, indo contra o Banco Central da Inglaterra, que estava tentando segurar artificialmente a cotação da moeda. Essa operação rendeu um lucro de mais de U$ 1 bilhão em um dia. Esse tipo de operação demonstra que George Soros está mais para um especulador do que um investidor.

George Soros fundou em 1979 a Open Society Foundations, que atualmente é a segunda maior organização de filantropia do mundo. Soros é bastante criticado por financiar movimentos políticos de esquerda através de sua fundação. Enquanto a direita o acusa de financiar ONGs da esquerda, a esquerda olha com desconfiança para ele, por ser um capitalista especulador do mercado financeiro. Vale destacar que nos últimos anos George Soros doou mais da metade do seu patrimônio para a fundação.

Enfim, este é um pequeno resumo da vida de um dos principais investidores e filantropos do mundo, e que atrai a curiosidade de muitos investidores da bolsa de valores. Segundo a Forbes, atualmente (2018) Soros possui uma fortuna avaliada em U$ 8,3 bilhões e é o 190º homem mais rico do mundo. Vale lembrar que a Forbes não contabiliza nesse patrimônio as doações realizadas para sua fundação, e isto o fez cair várias posições no ranking dos bilionários em 2018, quando doou U$ 18 bilhões para a Open Society Foundations.

Frases famosas de George Soros

“Onde realmente acho que me supero é em reconhecer meus erros. Esse é o segredo do meu sucesso.”

“A sobrevivência no mercado financeiro às vezes implica em bater rapidamente em retirada.”

“Primeiro sobreviva, deixe para ganhar dinheiro depois.”

“Não há nada de errado em correr riscos, desde que não se arrisque tudo.”

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.