Entenda o que é o Dividend Payout

Dividend Payout
O Dividend Payout é um importante indicador que mostra uma relação de proporção entre os dividendos e os resultados líquidos da empresa, isso é: a política de dividendos de uma empresa. Normalmente o Payout já é definido pela própria empresa em seus estatutos.

Esse índice é calculado como uma porcentagem dos resultados líquidos: Dividend Payout = (Montante dos dividendos / Resultados líquidos) x 100

Assim, se uma empresa possui Payout de 50%, significa que ela distribui aos seus acionistas metade dos lucros de determinado período e o restante fica retido para outras finalidades, como por exemplo, o financiamento de novos projetos.

Ou seja, Dividend Payout vai variar conforme a necessidade de investimentos da empresa. Se ela for madura e não necessitar de tantos investimentos, por exemplo, pode distribuir uma parcela maior de seus lucros na forma de proventos. Caso contrário precisa segurar uma parcela maior do lucro para suportar seus planos de expansão.

Procurando ações

Muitos investidores usam o Dividend Payout em conjunto com o indicador P/L. Ou seja, procuram empresas com um P/L indicando uma previsão de lucro alto, e o Dividend Payout indicando uma proporção de distribuição dos lucros atraente. É claro que verificar somente isso não basta, mas pode ser um item a mais para analisar.

O Dividend Payout também pode dar pistas sobre a administração da empresa. Por exemplo, uma empresa que precisa de altos investimentos e está mantendo Payout muito elevado, pode estar dando sinais de má administração. Além disso, haverá risco de os dividendos serem cortados futuramente.

A diferença entre Dividend Payout e Dividend Yield

Basicamente a diferença do Dividend Payout para o Dividend Yield, é que o primeiro indica a política de dividendos da empresa (quanto ela distribui do lucro) e o segundo indica quanto representa os dividendos pagos em determinado período em relação ao preço da ação.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.